Abertura do ano legislativo de 2020 é marcada por mensagem de otimismo

por DICOM publicado 05/02/2020 14h09, última modificação 05/02/2020 14h09
Colaboradores: Mariana Ferreira; Fotos: Aline Batista

A Câmara de Palmas abriu oficialmente o ano legislativo de 2020 na quarta-feira, 05, durante uma sessão especial. A solenidade foi acompanhada pela prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro (PSDB) e pelo presidente da Casa, vereador Marilon Barbosa (PSB).

Na ocasião, a chefe do Poder Executivo apresentou a sua mensagem de abertura ao parlamento. No discurso, a prefeita enfatizou os trabalhos realizados no ano de 2019, especificamente nas áreas da saúde, educação, habitação, infraestrutura, entre outros. “É com orgulho que podemos afirmar que estamos em dias com nossos servidores municipais. Na saúde proporcionamos a ampliação da rede física, centros comunitários de saúde, centro de especialidade, psicossocial, armazenamento de vacinas para abastecimento da cidade. Na educação, ampliamos e reformamos 51 escolas, vamos entregar três novos CMEIS e duas escolas de tempo integral. E ainda temos as 748 casas do programa habitacional”.

Sobre a relação com o parlamento municipal, Cinthia falou em companheirismo e respeito, como também fez um apelo sobre as relações neste ano eleitoral. “Fertilizamos na cidade a boa política, com paciência, sabedoria e respeito, sem apagar qualquer legado de gestões passadas. Quando a câmara cumpre seu papel quem ganha é a sociedade. Faço um apelo aos vereadores para mobilizar a bancada e não vivenciar retrocessos. Temos uma relação madura com esta Casa. No ano que temos uma disputa eleitoral, entendo que precisamos manter a discussão no campo intelectual e não pessoal”, pontuou. Ato contínuo, disse que “se hoje Palmas vive um crescimento sustentável, se deve a todos os gestores que passaram pela prefeitura. Quem não compreende isso não sabe o que é gestão pública. Contamos com a sabedoria de cada integrante desse parlamento para elevar, ainda mais, o espírito público e o desenvolvimento da capital”, ponderou.

O presidente da Casa de Leis, vereador Marilon Barbosa, ressaltou o otimismo para os trabalhos legislativos para o ano de 2020 e enfatizou que, mesmo em ano eleitoral, a Câmara de Palmas continuará trabalhando a favor do povo. “Hoje abrimos oficialmente o ano legislativo, que esperamos ser de grandes projetos para a nossa cidade. A Casa manterá o compromisso com o povo palmense, como sempre prezamos. Embora este seja um ano de eleição, continuaremos trabalhando por todos, sem deixar que as disputas eleitorais interfiram no andamento da Casa. Como vereador e presidente eu sempre procurei o diálogo e assim continuarei. Precisamos sempre nos colocar no lugar do próximo. Os problemas se resolvem no diálogo, a unidade faz a força para que a individualidade possa aparecer”, concluiu.

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Jucelino Rodrigues (PTC), Gerson Alves (PSL), Waldson da Agesp (PCdoB), Diogo Fernandes (PSD), Rogério Freitas (MDB), Rogério Santos (PRB), Laudecy Coimbra (SD), Claudemir Portugal (PRP), Moisemar Marinho (PDT), Filipe Martins (PSC), Filipe Fernandes (DC), Tiago Andrino (PSB), Major Negreiros (PSB), Lúcio Campelo (PL), Milton Neris (PP), Vandim do Povo (DC). Além deles, o Procurador Geral do Município, Mauro José Ribas; a Secretária Executiva Municipal de Saúde; Marta Aguiar Franco Ramos; o Secretário Municipal de Finanças, Rogério Ramos; o Presidente da Fundação da Infância e Juventude de Palmas, João Pedro Dornelles Claret; o Presidente da Agência de Regulação, Controle e fiscalização de Serviços Públicos de Palmas, Fábio Barbosa Chaves; a Presidente do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia, Valéria Albino de Araújo Nunes; o Secretário Executivo de Habitação, Fábio Frantz Borges; a Secretária Municipal de Comunicação, Ivonete Pereira Motta; o Presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Adriana de Almeida Silva Lima; o Secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais, Carlos Braga; a Secretária Municipal da Educação, Cleizenir Divina dos Santos; o Secretário da Fundação de Esporte e Lazer, o vereador licenciado Édson Mota de Oliveira (Etinho Nordeste) e o Defensor Público Geral do Estado do Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos.