Câmara de Palmas debate sobre suicídio e depressão em audiência pública

por DICOM publicado 24/09/2019 20h35, última modificação 24/09/2019 22h24
Colaboradores: Paulo de Deus; Foto Aline Batista
Câmara de Palmas debate sobre suicídio e depressão em audiência pública

Rogério Freitas

Na terça-feira, 24, a Câmara de Palmas debateu sobre suicídio e depressão em audiência pública proposta pelo vereador Rogerio Freitas (MDB). Ocorre no mês de setembro, desde 2015, a campanha Setembro Amarelo, que é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, como também, suas formas de prevenção.

O autor do requerimento, Rogério Freitas, citou a importância de discutir e buscar soluções para o problema. “É um tema que precisa ser abordado para que nós, ouvindo  os especialistas, consigamos promover políticas públicas que venham de encontro ao combate a esse mal tão nefasto, que vem ceifando vidas indiscriminadamente. O que deixa a gente preocupado é que somente em 2019 já  tivemos 51 casos de suicídios no Estado, e desses, 15 somente  em Palmas. É um mal que tem atingidos a todos, então é um tema que tem que ser debatido, não só isso, mas também observado com cuidado pelo poder publico”, refletiu Freitas. 

Leny CarrascoRepresentando a Secretaria de Saúde Municipal, a psicóloga Leny Carrasco, citou a importância de discutir o tema com a sociedade. “É importante discutimos porque assim se desconstrói muitos tabus. Muitas pessoas tem depressão e nunca vão pensar em suicídio, é bom desvincular isso. Suicídio não uma doença e sim uma questão de visão existencial, pelo fato de hoje não encontramos sentido para vida, este é o problema” explicou a psicóloga.

O Bispo Beronaldo Nascimento da Igreja de Cristo Mant destacou o lado espiritual como uma das formas de ajudar na prevenção ao suicídio. “O quanto é importante hoje estarmos nessa assembleia, debatendo esse tema que está presente tão forte em nossa sociedade. Nós precisamos trazer de volta os princípios de Deus para nossa casa, o que temos visto atualmente é o homem  se afastar cada vez mais de Deus porque ele pensa que é capaz, mas deixo bem claro que Deus é o autor da vida. Sem Ele, nenhum problema poderá ser resolvido, pois Deus sabe onde está o problema que nós sentimos. A igreja está de portas abertas para todos. Quem está passando por esse tipo de problema não vai te procurar, faça o seguinte: vá em busca dele e se disponha para ajudar”, aconselhou o Bispo.Audiência Pública

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 2018, o suicídio foi a segunda principal causa de morte em pessoas de 15 a 29 anos de idade. No mundo todo, estima-se que, em um dia, aproximadamente, 2.191 pessoas se suicidam. Isso significa 800.000 suicídios por ano.