Câmara e UVET se mobilizam para debater serviços e tarifas da BRK Ambiental

por DICOM publicado 29/05/2019 12h59, última modificação 29/05/2019 12h59
Colaboradores: Mariana Ferreira ; Foto: Aline Batista

A Câmara Municipal de Palmas realizará, juntamente com a União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET), um encontro com parlamentares de 47 municípios que recebem os serviços da BRK Ambiental para debater a qualidade, os subsídios e, principalmente, os valores da água e esgoto praticados pela concessionária. Referidos municípios representam 85% da população do Estado do Tocantins. A data ainda será definida, conjuntamente, entre os participantes, entretanto, ocorrerá em 15 dias, no máximo.

O presidente da UVET, vereador de Araguaína, Terciliano Gomes Araújo (PDT), ressaltou a importância da ampla discussão sobre o assunto. “A UVET foi provocada para este debate, em que trataremos sobre as práticas da BRK. Existem diversas particularidades dos municípios que precisam ser ouvidos, por isso é importante pontuar e elencar todas as demandas”, ponderou.

Para o vereador de Palmas, Milton Neris (PP), os grandes municípios têm responsabilidade sob os pequenos, no que diz respeito aos valores arrecadados pelos serviços prestados pela BRK. “Nossa discussão se dá pela responsabilidade que a Capital tem em relação aos demais municípios, por conta dos subsídios cruzados, além da população que precisa ter conhecimento daquilo que está pagando. O legislativo unido pode ser protagonista de um assunto que interessa toda a nossa população”, explicou o parlamentar.

Milton destacou ainda que “a tratativa com a BKR não se dá por um simples entendimento político, pois a empresa é regulada e fiscalizada como órgão público, com planilha estabelecida pelo órgão de regulação”.

Por sua vez, o presidente Marilon Barbosa (PSB), o anfitrião que conduziu a reunião, comemorou o encontro e a confluência de ideias. “Como legítimos representantes da população, temos que assumir o protagonismo desse debate, juntamente com as Casas Legislativas de cada um dos municípios impactados pela alta tarifa cobrada pela concessionária BRK Ambiental. Vamos nos mobilizar, porque juntos somos mais fortes”, enfatizou Barbosa.