Câmara Municipal abre Nona Legislatura

por Paulo de Deus — publicado 09/02/2021 16h35, última modificação 09/02/2021 23h16

Sessão ordinária especial abriu  a 09º Legislatura da Câmara Municipal de Palmas, nesta terça-feira, dia 9 de fevereiro. A sessão foi comandada pela Presidente, Professora Janad Valcari (PODE). A cerimônia contou com a presença da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), do secretário Estadual Sebastião Albuquerque Cordeiro representando o governador do Estado, do presidente da OAB, Gedeon Pitaluga, Fabiana Razera Gonçalves representando a Defensoria Publica Estadual e do promotor, Abel Andrade Leal Junior representando o Procurador-Geral de Justiça.

Mensagem

No início da solenidade, foi lida pela prefeita Cinthia Ribeiro, a sua mensagem de abertura para o ano legislativo. No discurso, a prefeita destacou a luta contra o coronavírus e a importância da harmonia entre os poderes, Legislativo e Executivo. “Iniciamos esse ano de forma diferente, pois desde março do ano passado, lutamos contra a epidemia do coronavírus. Tudo que foi feito até agora foi para fazer o melhor pelo bem coletivo, em nenhum momento subestimamos esse mal. O nosso pensamento sempre foi primeiro pensar e valorizar a vida. Palmas está novamente, como em outras cidades do Brasil, passando por esse dilema de flexibilizar e abrir plenamente o comércio, e com isso contribuir com uma maior circulação do vírus, ou fechar tudo para tentar diminuir a contaminação. Eu tenho plena certeza que vamos tomar as melhores medidas para beneficiar a nossa população”, disse a prefeita.

A respeito da harmonia entre os poderes Cinthia pediu apoio da Casa para  fazer os investimentos necessários para a cidade. “O Executivo rolo compressor do passado não funciona mais, visto que hoje o mais importante é o diálogo e a parceria. Com apoio desse parlamento, iremos fazer todos os investimentos necessários para a cidade continuar avançando”, garantiu Cinthia.

Independente

Na ocasião, a presidente Professora Janad Valcari, destacou a importância de manter o parlamento livre e independente e citou as melhorias implantadas no seu primeiro mês de gestão.

“Reafirmamos o nosso compromisso com o povo desta capital, em mantermos esta Casa independente, com o foco voltado ao cidadão. O que for bom e do interesse público será votado e aprovado esse é o nosso dever. É também nosso dever, dar transparência aos atos desta Casa de Leis. Assim, todas as informações já se encontram no Portal da Transparência, onde qualquer cidadão pode conferir essas informações de forma analítica” – destacou Janad.

Novos Espaços

Durante o seu pronunciamento, a presidente exibiu fotos dos novos espaços, já criados por ela no prédio e têm por objetivo melhorar a qualidade de vida de servidores e freqüentadores da Casa de Leis.  Entre esses espaços estão:  a sala médica, sala de refeições, brinquedoteca e uma nova biblioteca, recheada de centenas de novos livros. “Estamos também trabalhando para que possamos oferecer um plano de saúde e um plano odontológico que efetivamente atendam às necessidades de nossos servidores” –conta a professora Janad, anunciando também a chegada da Semana de Arte e Cultura, que terá no final de cada mês, a sua edição. “Nossos artistas foram muito prejudicados e essa é uma oportunidade que estamos criando para eles”  - assegura.

Também discursaram na solenidade os vereadores Folha Filho (Patriota),Waldson da Agesp (AVANTE), Jucelino Rodrigues (PSDB), Joatam (Cidadania), Solange Duailibe (PT), Eudes Assis (PSDB), Marilon Barbosa (DEM), Rogerio Freitas (MDB), Junior Brasão(PSB), Moisemar Marinho(PDT) Marcio Reis (PSL), Daniel Nascimento (Republicanos) e Pedro Cardoso (DEM).