Campelo alerta para dificuldades do transporte público em Palmas durante a pandemia

por DICOM publicado 23/04/2020 12h30, última modificação 23/04/2020 12h30
Colaboradores: Aline Gusmão; Fotos: Mariana Ferreira

Sessão 23 de abril

Os efeitos negativos da pandemia, em relação ao sistema de transporte coletivo público em Palmas, foi destacado pelo vereador Lucio Campelo (MDB) na sessão da quinta-feira, 23. Segundo o parlamentar, a empresa tem experimentado grande prejuízo financeiro para atender as exigências do Decreto nº 1863 e pode encerrar suas atividades.

Segundo o Decreto nº 1863, para a prestação de serviço de transporte coletivo urbano é necessária a limpeza diária dos veículos, com utilização de produtos de limpeza que impeçam a propagação do Covid-19, higienização do sistema de ar condicionado e disponibilização de álcool em gel 70%. Além disso, os ônibus não podem circular com capacidade superior a metade da capacidade de usuários sentados.

Campelo destacou as dificuldades da empresa concessionária do serviço público em se manter – tendo que atender tais exigências – sem apoio do poder público. “Palmas precisa custear o serviço para que a empresa possa atender essas recomendações. A concessionária está tendo mais gastos e arrecadando muito menos, já que tem que circular com os ônibus praticamente vazios. O prejuízo em abril foi de dois milhões, em maio é a mesma previsão. Desse modo, a empresa vai fechar. Cerca de 100 funcionários já foram demitidos. Meu apelo é para que o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 possa colocar recursos para atender também as demandas do setor de transporte. Todo transporte de Palmas está comprometido, correndo o risco de paralisar totalmente. A responsabilidade do transporte público é do poder publico, pois foi ele que fez concessão”, pontuou o emedebista.

O vereador Tiago Andrino (PSB) também demonstrou preocupação com o setor. “Nesse momento que estamos procurando formas de passar por essa crise, sem dúvida a mobilidade urbana é o que tem de mais vital para o comércio, para os empregados, pra todos. E temos que analisar isto. Ou repassa esse custo pra pessoas pagarem ou a prefeitura tem que subsidiar”, disse.

Concursos públicos

AndrinoUm Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre a suspensão dos prazos de validade de concursos públicos municipais, durante a pandemia causada pelo Covid-19, foi apresentado na Câmara Municipal de Palmas. O projeto é de autoria do vereador Tiago Andrino (PSB) e prevê efeitos até o final do estado de calamidade pública, quando os prazos retornarão a fluir pelo tempo restante, sem prejuízo de eventual prorrogação de validade.

Segundo o vereador, a medida visa resguardar o direito de pessoas que se submeteram a concursos públicos. “A pandemia tem exigido da administração pública esforços orçamentários e financeiros muito acima do inicialmente planejado para seu enfrentamento. Assim, é natural que o município acabe optando por, neste momento, não admitir novos servidores em áreas não essenciais ao combate da pandemia”, afirmou.