Comissão de Finanças realiza reunião temática sobre as demandas da Saúde e reflexos na LDO

por DICOM publicado 13/11/2019 11h02, última modificação 13/11/2019 11h02
Colaboradores: Aline Gusmão ; Foto: Aline Batista

Demandas e ajustes necessários ao orçamento na área da Saúde foram apresentados por representantes da área aos vereadores, em reunião, durante a Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Palmas que aconteceu na terça-feira, 12. A discussão visa subsidiar o trabalho dos vereadores na análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020.

O presidente da Comissão, Milton Neris (Progressistas), explicou que o objetivo das reuniões é subsidiar o trabalho dos vereadores para análise e elaboração de emendas à Lei. “Não adianta só discutir a Lei ao pé da letra, sem envolver vocês que sabem o que é mais necessário nas suas áreas de atuação. O valor do orçamento para o ano que vem não vai mudar, mas a saúde já tem um histórico de problemas e tem metas que precisam ser atingidas. Então, temos que enfrentar esse problema. Por isso a importância deste debate, para fazer com que a LDO atenda às necessidades da Saúde de Palmas e da população, com a garantia do serviço prestado”, pontuou.

Neste sentido também, o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Zemuner, explicou que as dívidas no exercício anterior foram um grande desafio do orçamento da saúde. “Trabalhamos para administrar os recursos que temos, através do corte de despesas possíveis e do aumento do orçamento destinado à saúde. Este ano chegamos a quase 17% do orçamento destinado à Saúde e, mesmo com a ampliação [de 2%], ainda temos previsão de dívida. Cada ano o custo é maior, a demanda é cada vez mais crescente. Sem orçamento adequado não vamos conseguir fechar a conta”, analisou.

Além desta, outras três reuniões temáticas serão realizadas para tratar sobre Educação, Infraestrutura e funcionalismo público. Também participaram da reunião e dos debates, os vereadores, Filipe Martins (PSC), Laudecy Coimbra (SD), Tiago Andrino (PSB), Lúcio Campelo (PL), Major Negreiros (PSB).