Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio

Colaboradores: Paulo de Deus; Foto: Aline Batista
Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio

Diogo Fernandes coordenador da Frente

Na quinta-feira, 21, ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Palmas a primeira reunião promovida pela Frente Parlamentar em Defesa do Comércio. Iniciativa pioneira, a Frente foi criada por meio da Resolução n° 202, de 13/12/2018, após articulação do vereador Diogo Fernandes (PSD) com apoio de vários parlamentares da Casa Legislativa, e tem por objetivo discutir o fomento e a industrialização de Palmas.

A justificativa para criação da Frente reside no fato da população palmense ser dependente dos órgãos públicos, uma vez que a administração governamental é a maior empregadora do município. O objetivo é desenvolver o setor industrial de Palmas, visando fazer com que o setor de serviços se fortaleça, ressaltando que cabem às entidades representativas da sociedade civil organizada, juntamente com o parlamento municipal, encontrar soluções conjuntas para fomentar e desenvolver o comércio e a indústria da capital.

O coordenador da Frente, o Vereador Diogo Fernandes, afirmou que o objetivo maior é elaborar uma legislação que favoreça o desenvolvimento do comércio, com incentivos e desburocratização, criando regras mais flexíveis, visto que a legislação atual engessa e desanima os empreendedores. “Hoje nós temos praticamente uma indústria que gera emprego dentro de Palmas, que é a Prefeitura e o Governo do Estado. Indústrias da iniciativa privada praticamente não existem e, com isso, nós temos uma gama de desempregados aqui no Tocantins. Por esse motivo nós precisamos fortalecer a iniciativa privada para que possamos gerar emprego e renda em nossa cidade” disse Fernandes.

Presente também na reunião, a Secretária Executiva Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Adriana Almeida, afirmou que seu principal objetivo na condução da Pasta é criar parcerias, trabalhar em conjunto com o empresariado e a sociedade e, sobretudo, fazer com que o dinheiro circule dentro da própria cidade.

Reunião da  Frente Parlamentar em Defesa do Comércio

Ao ensejo, discursaram também em apoio à referida Frente, a líder da prefeita no parlamento, Laudecy Coimbra (SD), assim como, os vereadores Lúcio Campelo (PR), Major Negreiros (PSB), Rogério Santos (PRB), Milton Neris (PP). Também discorreram sobre o tema, o representante da Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO), Misael Amaral; Valcyr Ribeiro pela Fecomércio, além de outros convidados integrantes do comércio local.