Estudantes aprendem sobre o trabalho dos vereadores de Palmas por meio do projeto “A Câmara vai à Escola”

por Paulo de Deus; Foto : Chico Sisto — publicado 11/04/2022 12h32, última modificação 11/04/2022 12h32

Por meio do programa “A Câmara vai à Escola”, a Presidente do Poder Legislativo Municipal, Vereadora Professora Janad Valcri (PL), recebeu na manhã desta segunda-feira (11), alunos da segunda série do ensino médio da escola estadual Criança Esperança. Na ocasião, os alunos puderam visitar a sede da Câmara, passando por administração, gabinetes e plenário, podendo conhecer na prática o trabalho dos vereadores, ao final da visita os alunos receberam um certificado pela participação.

O professor Carlos Alberto, que estava acompanhando os estudantes, destacou a importância de conhecer como funcionam os trabalhos do Poder Legislativo. “Essa ação é de suma importância porque nós estamos lidando aqui com futuros eleitores, cidadãos mirins e a escola não se resume apenas em teoria, escola também mostra como funciona as coisas na prática. A ideia é fantástica e deve ocorrer com mais frequência e que mais escolas participem porque isso é a verdadeira cidadania”, refletiu Carlos Alberto.

O aluno Paulo Victor, que vai votar pela primeira vez este ano, agradeceu a oportunidade de conhecer como funcionam os trabalhos no Parlamento Municipal. “É uma oportunidade que a gente tem para conhecer de fato como são feitos os projetos que irão beneficiar a população da cidade. Essa visita vai agregar muito pra gente, pois nos orienta sobre como ser um bom cidadão e desperta na gente como lutar para garantir os nossos direitos”, afirmou Paulo Victor.

O Programa “A Câmara vai à Escola” tem por objetivo promover a integração entre a Câmara Municipal e as Escolas de Palmas, permitindo aos estudantes compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vivem, contribuindo assim para a formação de sua cidadania.

O programa existia no papel desde o ano de 2007, porém só agora foi desenvolvido e se tornou realidade através do empenho da presidente da casa, Janad Valcari, que palestrou sobre o papel do vereador na sociedade “Para mim é uma honra receber esses jovens estudantes que representam o futuro da nossa nação. Agradeço aos gestores das escolas e professores que possibilitaram esse momento. Nossa intenção é que, cada vez mais, os estudantes possam ter acesso a esta casa e conhecer sobre seus deveres e direitos como cidadão, e quem sabe no futuro, venham se tornar representantes do povo aqui neste parlamento”. Disse Janad.