IBGE apresenta planejamento do Censo de 2020 na Câmara Municipal

Colaboradores: Paulo de Deus; Foto: Aline Batista
IBGE apresenta planejamento do Censo de 2020 na Câmara Municipal

Reunião Pública

Na quinta-feira, 12, os parlamentares palmenses receberam técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no plenário da Casa Legislativa, onde foi realizada a 1º Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020. O Censo é realizado a cada dez anos e constitui um retrato extenso e profundo da população brasileira, das suas características socio-econômicas. Seus resultados servirão de base para o planejamento público e privado da próxima década.

Plenário da CâmaraO Supervisor de Disseminação de Informações Pesquisa do Instituto, Paulo da Silva Amaral,destacou os pontos mais importantes da reunião pública, aberta para sociedade. “O nosso objetivo principal é informar as autoridades e representantes da sociedade sobre o censo; reforçar a importância do censo para o planejamento público e privado; informar que os dados servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios-FPM; informar sobre como e quando será feito o trabalho em campo; chamar a sociedade para acompanhar as etapas do censo, com vistas a garantir a total cobertura do território e a qualidade dos dados coletados, como também, ajudar o IBGE na divulgação dos processos seletivos para a contratação das pessoas que irão trabalhar na coleta das informações”, pontuou o servidor.

A coleta dos dados será realizada durante três meses, no período de agosto a outubro de 2020. Os servidores do IBGE irão visitar 89.848 domicílios em Palmas. O município contará com três postos de coleta e com uma equipe de 251 recenseadores e 35 supervisores, para o trabalho de levantamento das informações censitárias.