Lançamento do sinal de TV digital marca a sessão do Legislativo no distrito de Taquaruçu

por DICOM publicado 01/06/2019 13h14, última modificação 01/06/2019 13h14
Colaboradores: Mariana Ferreira ; Foto: Aline Batista

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Palmas sediada em Taquaruçu neste sábado, 01, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), anunciou que o distrito recebeu o sinal aberto digital de TV, que beneficiará toda a população que durante anos reivindicou a chegada do sinal. A informação foi confirmada pelo Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Trabulsi Sobrinho, durante a solenidade. O distrito foi transformado em sede dos poderes Executivo e Legislativo, em obediência à Lei Orgânica nº 53, de 2006, como forma de homenagear a região, que possibilitou a criação de Palmas.

Na ocasião, além do sinal de TV, diversas ordens de serviços foram despachadas, como obras de cascalhamento em estradas vicinais, reforma do centro de saúde comunitário, reforma da horta comunitária, entre outros. O senador Eduardo Gomes (MDB) anunciou, ainda, que destinará R$ 3 milhões para a construção de um Centro de Convenções para o distrito. “Com este ato, podemos fazer girar a economia deste lugar”, disse Gomes.

A prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro discorreu sobre a importância histórica de Taquaruçu para o desenvolvimento de Palmas. “Vocês que vivem neste espaço histórico fazem parte da nossa jovem Capital palmense, se hoje existe Tocantins e Palmas, devemos isso a Taquaruçu. Estamos verdadeiramente comemorando os 30 anos da nossa cidade, e gostaria de lembrar do nosso primeiro prefeito Fenelon Barbosa, a quem devemos muita gratidão por tudo que fez. Esta história é uma soma de homens e mulheres que fazem a diferença”, enfatizou a chefe do Poder Executivo.

Cinthia enfatizou, também, sobre a relação institucional entre os poderes. “Palmas vive um novo momento, com uma relação institucional pautada pela harmonia e reciprocidade, o que contribui com a nossa maior causa, a população”, ponderou.

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (PHS), autor do projeto que pautou a Lei Orgânica que torna Taquaruçu sede dos poderes por um dia, também falou sobre a história do distrito. “Todos somos importantes, mas ninguém é mais importante do que aqueles que criaram e possibilitaram a construção de Palmas. Precisamos cada dia mais receber e trazer estrutura para este que é um lugar turisticamente importante para Palmas e o Tocantins”.

Já o presidente da Câmara de Palmas, vereador Marilon Barbosa (PSB), explanou sobre o seu trabalho prestado em Taquaruçu e a importância da solenidade. “Parabenizo a gestão pelo lançamento de diversas obras, que também foram, por mim, requeridas. Tenho certeza que tudo será de grande valia para o povo de Taquaruçu. Temos como exemplo o Instituto Dona Maria Rosa, do qual tenho grande orgulho, que presta um trabalho social voltado para a comunidade com atendimentos em diversas áreas. A história do distrito é uma história de progresso, qualidade de vida, força e muita determinação”, enfatizou o parlamentar.

Também estiveram presentes na sessão os vereadores Moisemar Marinho (PDT), Folha (PSD), Major Negreiros (PSB), Laudecy Coimbra (SD), Jucelino Rodrigues (PTC), Hélio Santana (PV), Rogério Santos (PROS), Etinho Nordeste (PTB), Vandim do Povo (DC), Lúcio Campelo (PR), além da Deputada Estadual Vanda Monteiro (PSL), do Deputado Estadual Leo Barbosa (SD), bem como a ex-prefeita da Capital, Nilmar Ruiz, e secretários municipais.

Homenagens

Ex-vereadores e pioneiros como Valdir Pereira da Silva, Pedro da Silva Alencar, Hudson Terêncio de Souza, Gilberto Gomes da Silva, Euclides Correia Costa, Jovilene Paz de Araújo Rodrigues, Florentino Marinho da Silva, Pedro Ribeiro Cardoso, Ana Lúcia Paz de Araújo, João Batista Rêgo e Lázaro Cruz dos Santos foram homenageados pelo trabalho prestado em Taquaruçu e Palmas.

Cultura

Durante a sessão, o Projeto Veredas, que é realizado com crianças na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, fez uma apresentação que ressalta a cultura palmense e tocantinense, com músicas e instrumentos fabricados com materiais oriundos do cerrado. A apresentação da Banda Mirim da Guarda Metropolitana Municipal também fez parte da solenidade.