Presidente corta carros, combustível e suspende verba de representação de vereadores

por Paulo de Deus,Foto: Leidiane Silva — publicado 12/01/2021 10h50, última modificação 12/01/2021 11h13

Professora Janad Valcari

A presidente da Câmara Municipal de Palmas, Professora Janad Valcari (Podemos), apresentou em entrevista coletiva, as primeiras medidas administrativas após tomar posse como presidente da Casa de Leis. Diante de um momento de crise sanitária com forte impacto na economia, as novas medidas serão cruciais para adequar o orçamento da Casa a nova realidade pela qual passa o País.

Entre as medidas anunciadas a de maior impacto no orçamento está o corte do contrato para locação de veículos para gabinetes dos vereadores e conseqüentemente a extinção de despesas com combustível, somente essas medidas, trará uma economia de dois  milhões e duzentos e cinqüenta e seis mil reais (2.256.000,00) com veículos  e mais um milhão  e duzentos mil reais com combustíveis  (1.200.000,00) durante a gestão.

Novos cortes também foram feitos na redução de contratação de servidores comissionados, bem como, no não pagamento da Cota de Despesa de Atividade Parlamentar (Codap), durante este mês de janeiro. Cada vereador receberia 11 mil e quinhentos reais neste mês, representando uma economia para Casa de 209 mil reais em janeiro.

“O foco principal de nossa administração será a transparência, quero que essa Casa dê total transparência em todos os sentidos de forma ampla e analítica para que o cidadão tenha amplas informações da movimentação financeira pública” disse Janad.

A Presidente também destacou a questão da entrada de todas as pessoas que  frequentam o Parlamento. “Todas as pessoas que entrarem no nosso ambiente serão identificadas, pois queremos que haja segurança não só para o parlamentar e para o servidor,  mas para as todas as  pessoas que entrarem aqui”, garantiu.

Entre as novas medidas anunciadas está a criação do Diário Oficial próprio da Casa, por meio de plataformas gratuitas, para garantir a economia de recursos. Também será implantado sistema digital, por meio do qual, os cidadãos poderão acompanhar todos os projetos que tramitam na Casa, desde quando é protocolado, a movimentação nas Comissões até o desfecho final da matéria.