Relatório de Prestação de Contas do 2º quadrimestre da saúde é apresentado e debatido em Audiência Pública

por Paulo de Deus; Foto: Chico Sisto — publicado 29/09/2021 13h15, última modificação 29/09/2021 13h16

O Relatório de Prestação de Contas do 2º quadrimestre de 2021 sobre as Ações e os Serviços de Saúde da Gestão dos Programas do Sistema Único de Saúde (SUS) em Palmas, foi apresentado em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Palmas, nesta quarta-feira, 29. A realização das audiências públicas é obrigatória e deve, necessariamente, ocorrer no plenário da Câmara Municipal.

O Secretário Municipal de Saúde, Thiago Marconi, apresentou relatório de contas citando fontes de recursos, orçamento e despesas. “Nossas receitas no período do segundo quadrimestre de 2021 foram de R$93, 8 milhões, sendo R$37,6 milhões de origem Federal, R$53,2 milhões, Municipal, e R$2,4 milhões, Estadual. As despesas liquidadas somaram R$104,5 milhões, a maioria com recursos municipais, como observado, valor acima de nossa arrecadação, visto que foram pagos verbas empenhadas em meses anteriores”, destacou.

Na ocasião, a Presidente do Legislativo, Professora Janad Valcari (Podemos) questionou os números apresentados, visto que, o atendimento na saúde continua precário. “Falta vacinas, faltam testes para detectar a Covid, não existe uma atenção às pessoas em situação de rua, mas nas redes sociais da prefeita está tudo uma maravilha. Enquanto isso, a população é penalizada, pois o cidadão vai ao posto de saúde e não é atendido, entretanto, foram feitas muitas contratações de forma precária de profissionais de saúde”, indagou Janad.

Participaram da reunião representantes do Ministério Público, do Sindicato dos Servidores Municipais, da Defensoria Pública, bem como, os vereadores Daniel Nascimento (Republicanos), Eudes Assis (PSDB), Filipe Martins (PSDB), Nêgo (PDT), Lúcio Campelo (MDB), Rubens Uchôa (Cidadania), Pedro Cardoso (DEM), Waldison da Agesp (AVANTE), Márcio Reis(PSL) e Laudecy Coimbra (SD).