Saúde faz prestação de contas na Câmara de Palmas

por DICOM publicado 22/06/2021 14h57, última modificação 22/06/2021 14h57
Colaboradores: Aline Gusmão/ Câmara de Palmas; Fotos: Chico Sisto/ Câmara de Palmas

A Câmara de Palmas realizou nesta terça-feira, 22, Audiência Pública para apresentação do Relatório de Prestação de Contas do 3º quadrimestre de 2020, sobre as Ações e os Serviços de Saúde da Gestão dos Programas do Sistema Único de Saúde (SUS). A realização das audiências públicas é obrigatória e deve, necessariamente, ocorrer no plenário da Câmara Municipal de Palmas, porém, em razão da pandemia da Covid-19, as realizações foram suspensas durante um período, motivo pelo qual esta prestação de contas ainda não havia sido realizada.

O Secretário Municipal de Saúde, Thiago Marconi, apresentou relatório de contas da secretaria que era comandada à época pela secretária Valéria Paranaguá, que morreu vítima da Covid-19. Ele citou fontes de recursos, orçamento e despesas e destacou que o percentual de recursos próprios do município em ações e serviços de Saúde foi de 21%. “O mínimo estabelecido por Lei é de 15%, então a gestão da prefeita Cinthia Ribeiro vem aumentando a disponibilização de recurso na área de saúde. Em 2019 era 17%, 2020 chegamos a 21% e pretendemos em 2021 chegar a mais que isso”, comentou.

O cenário epidemiológico de Palmas também foi apresentado pela equipe da Saúde e as capacitações e aperfeiçoamentos realizados pelos servidores na Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP). Após as explanações, as autoridades presentes usaram o espaço para realizar questionamentos, que foram principalmente quanto à baixa cobertura vacinal.  Os vereadores também fizeram suas considerações e questionamentos, sendo eles: Professora Janad Valcari (PODE), Rogerio Freitas (MDB), Laudecy Coimbra (SOLIDARIEDADE), Waldson da Agesp (AVANTE), Eudes Assis (PSDB) e Professora Iolanda Castro (PROS).