Sessão solene marca homenagem às mulheres na Câmara de Palmas

por DICOM publicado 08/03/2018 09h05, última modificação 09/03/2018 11h01

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Palmas se reuniu solenemente na manhã desta quinta-feira, 8. O momento teve início com um café da manhã para as servidoras da Casa, além das vereadoras Laudecy Coimbra (SD), Vanda Monteiro (PSL) e Vânia do Aureny (PPS).

A programação foi elaborada pela Comissão de Assuntos dos Direitos da Mulher em conjunto com instituições como Ministério Público Estadual, Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Palmas, Diretoria de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Palmas e Defensoria Pública.

Ainda foram homenageadas a jornalista e radialista Marilda do Carmo José do Amaral, e a gestora pública Elizete Freire Cavalcante. Marilda agradeceu a homenagem e lembrou de sua trajetória de vida. “Mulheres, não vamos nos desanimar com os obstáculos diários, temos que nos fortalecer e conquistar aquilo que almejamos”.

Elizete, que é coordenadora da Casa Abrigo de Palmas, apontou a necessidade de melhor atender aquelas mulheres em situações vulneráveis. “O apoio a cada uma dessas pessoas é fundamental no que diz respeito à segurança e o bem estar delas e de seus filhos”.

A vereadora Laudecy Coimbra, presidente da Comissão de Assuntos dos Direitos da Mulher, destacou a relevância da data e recordou direitos já conquistados. “Hoje é mais que uma data, é um símbolo de luta e resistência para nós. É de extrema importância a presença das mulheres nos espaços de poder, pois infelizmente ainda ocupamos pouco espaço”, ressaltou.

Já Vanda Monteiro relembrou os projetos de lei já aprovados no combate à violência contra a mulher e na promoção de políticas públicas. “Temos que ampliar a rede de atendimento às nossas mulheres que enfrentam batalhas diárias. Parabenizo a cada uma delas pelos seus esforços”, destacou.

Vânia do Aureny, que recentemente passou a atuar como vereadora ao lado de suas duas colegas na Casa de Leis, chamou a atenção para que haja uma maior representação feminina em todos os lugares. “Precisamos fortalecer a nossa Comissão de Assuntos dos Direitos da Mulher, com mais ações, projetos e requerimentos que deem o suporte às nossas mulheres”.

Na oportunidade também estiveram presentes a promotora de Justiça, Flávia Sousa Rodrigues, a delegada da Mulher da Região Centro-Norte, Suzane Fleury Orsine, e a Coronel Patrícia Rodrigues do Amaral. A solenidade contou ainda com a participação da banda da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP).