Transferência de Poderes para Taquaruçu "por um dia" é cancelada em razão da pandemia

por DICOM publicado 28/05/2020 17h15, última modificação 28/05/2020 17h31
Colaboradores: Aline Gusmão/ Câmara de Palmas – Foto: Aline Batista
Transferência de Poderes para Taquaruçu "por um dia" é cancelada em razão da pandemia

Mesa Diretora

 

A tradicional transferência de sede de Poderes para o Distrito de Taquaruçu, que ocorre todos os anos, no dia 1° de junho, não ocorrerá em 2020, em razão da pandemia decorrente do novo coronavírus. O cancelamento excepcional foi determinado por ato da Presidência, publicado em 27/05/2020.

A mudança das sedes dos Poderes, Executivo e Legislativo Municipais, obedece o artigo 3º da Constituição Estadual e o parágrafo segundo do artigo 1º da Lei Orgânica Municipal (Emenda nº 53). As normas preceituam que ambos os poderes deverão ser transferidos para o referido Distrito, a cada dia primeiro de junho, em homenagem ao antigo Município de Taquaruçu do Porto, pela concessão de sua territorialidade, para a implantação da Capital do Estado.

Marilon Barbosa“Infelizmente, em razão da pandemia decorrente do coronavírus, o evento “capital por um dia” em Taquaruçu, foi excepcionalmente cancelado. É com muita tristeza que comunico tal decisão. Acredito que quem perde com isso é a comunidade do distrito, como também as regiões circunvizinhas, como Buritirana e Taquaralto. Nas sessões que realizamos em Taquaruçu, sempre discutimos as demandas daquela região e os anseios da população. São muitos diálogos e debates que acabam por beneficiá-los”, lamentou o presidente da Casa Legislativa, vereador Marilon Barbosa (DEM). 

O democrata pontuou ainda que “Taquaruçu é o berço histórico de Palmas e a homenagem – transferindo o poder para aquele distrito todos os anos no dia 01/06 – foi uma iniciativa transformada em lei pelo então vereador de Palmas, Wanderlei Barbosa, atualmente vice-governador do Estado do Tocantins. Estou pedindo sinceras desculpas àquela gente pelo cancelamento. Quero reforçar que a decisão não se deu por culpa dos poderes, legislativo ou executivo. Agimos dessa forma, com muita prudência, para evitar a aglomeração de pessoas e a consequente propagação e disseminação da Covid-19, em nossa capital”, enfatizou.