Vanda Monteiro apresenta projeto que prevê mais acessibilidade aos deficientes visuais

por DICOM publicado 23/04/2018 09h30, última modificação 23/04/2018 09h29

Proposta dispõe sobre a instalação de piso tátil para demarcar obstáculos em áreas públicas de Palmas.

Um projeto de lei apresentado na Câmara de Palmas pela vereadora Vanda Monteiro (PSL) quer dar mais acessibilidade para as pessoas com deficiência visual. A proposta, já em análise nas comissões, tem como principal objetivo permitir que os deficientes visuais consigam perceber obstáculos no espaço público.

Conforme o projeto, todo o equipamento permanente a ser instalado em calçadas, parques, passeios públicos, praças, entre outros, deverá ser circundado por piso tátil, ou seja, sensível ao toque das pessoas que possuem grave limitação visual. Além disso, os locais onde há faixa de pedestres também deverão ser demarcados.

Para Vanda Monteiro, essa é uma forma de buscar a inclusão social e possibilitar uma melhor condição de vida para os deficientes visuais. “Entendemos que a instalação desse piso auxilia na garantia do direito de ir e vir dessas pessoas que possuem problemas graves de visão. Nosso objetivo também é dar mais segurança a esses cidadãos”, defende a vereadora.

O projeto de lei está em análise nas Comissões de Constituição, Justiça e Redação, e de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura Municipal. Se aprovado, será encaminhado ao plenário para votação.