Vereadoras solicitam instalação de delegacias da mulher nos distritos de Taquaruçu e Buritirana

por DICOM publicado 08/03/2018 00h00, última modificação 09/03/2018 09h07
Colaboradores: Monique Almeida

Pedido foi feito através de ofício ao governador Marcelo Miranda. No documento as parlamentares ressaltaram que a distância entre essas localidades e o centro da Capital dificulta o atendimento às mulheres vítimas de violência.

Na manhã desta quinta-feira, 8, a Câmara de Palmas realizou uma sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher. A data é marcada pela luta histórica das mulheres, que conquistaram seus direitos políticos, sociais e econômicos.

Durante o evento, as vereadoras Vanda Monteiro, Laudecy Coimbra e Vânia do Aureny apresentaram um ofício solicitando ao governador Marcelo Miranda a instalação de Delegacias Especializadas em Atendimento a Mulher (Deam) nos distritos de Taquaruçu e Buritirana.

De acordo com as parlamentares, no Tocantins há 13 unidades da Deam, sendo duas em Palmas, um número expressivo de delegacias se comparado a outros estados da federação. Mas apesar da Capital estar bem assistida, a distância do centro da cidade, onde estão as delegacias, e os distritos dificulta o acesso rápido ao atendimento das mulheres vítimas de violência.

Na ocasião as vereadoras também pediram apoio dos colegas parlamentarem para a aprovação de projetos de lei que beneficiem as políticas públicas voltadas para as mulheres. “Muitos estão parados nas comissões e são projetos de grande relevância para todas nós”, destacou Vanda Monteiro.

A delegada Suzane Fleury Orsine, da Delegacia da Mulher da Região Centro-Norte, afirmou que são alarmantes os números de violência contra a mulher no estado. Segundo ela, em 2017, por exemplo, as delegacias do Estado atenderam a 3.980 casos de estupro contra as mulheres.

“Por tudo isso é preciso ressaltar a importância dos projetos aprovados nesta Casa, como o de autoria da vereadora Vanda Monteiro, que dispõe sobre a divulgação do disque 180 nos órgãos públicos e comércios da Capital, e um outro de autoria da vereadora Laudecy Coimbra, que visa implantar a Patrulha Maria da Penha”, explicou a delegada.

Dia de luta

Neste 8 de março a Câmara de Palmas relembrou as origens do Dia Internacional da Mulher, que é a conquista dos direitos femininos. A ressignificação dessa luta foi destacada na fala da vereadora Laudecy Coimbra. “É uma data para celebrar nossas conquistas, e não para venda de flores, bombons. Não é uma data comercial, é uma data de luta pelos direitos das mulheres”, destacou.

A promotora de justiça do Ministério Público Estadual, Flavia Sousa Rodrigues também ressaltou a importância da data. “Temos que lembrar das mulheres russas que se manifestaram por melhores condições de vida e trabalho durante a Primeira Guerra Mundial. Esse é o símbolo dessa data, um dia de luta”, afirmou.

Ainda de acordo com a promotora, as mulheres estão cada dia mais cientes de seus direitos. “Antes as mulheres vítimas de violência procuravam as delegacias apenas quando ocorriam lesões graves. Hoje as denúncias são feitas logo quando começam as ameaças e isso demonstra que já se pode agir na fonte da violência”, destacou.