Vereadores de Palmas e Governo do Estado debatem regularização fundiária da Capital

por DICOM publicado 22/01/2019 12h55, última modificação 22/01/2019 14h16
Colaboradores: Aline Gusmão; Fotos: Washington Luiz (Governo do Tocantins) e Aline Batista
A pauta tratada foi a regularização fundiária de áreas urbanas da Capital.

Vereadores no em reunião com o Governo do Estado

Uma comitiva de vereadores de Palmas se reuniu na segunda-feira, 21, com o governador Mauro Carlesse (PHS) e o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS) no Palácio Araguaia.  A pauta tratada foi a regularização fundiária de áreas urbanas da Capital.

Vereador Lúcio Campelo

O vereador Lúcio Campelo (PR) explicou que o objetivo é realizar a regularização fundiária de todo o Tocantins e que isto é muito importante para a população. “O intuito de nós, vereadores, é regularizar toda e qualquer pendência neste sentido em Palmas. Por meio da regularização, a pessoa passa a poder financiar seu imóvel, por exemplo, e isso acaba influenciando positivamente a economia do Estado. Esperamos que seja dado andamento o quanto antes para que possamos minimizar os problemas de regularização fundiária, que sabemos que são imensos dentro do Município de Palmas”, disse.

Vereador Filipe Fernandes

Já o vereador Filipe Fernandes (DC) pontuou que a regularização é necessária para que vários benefícios, como asfalto, cheguem à população. “Ainda temos várias demandas que dependem de termo de cooperação entre Estado e Município para regularizar áreas como União Sul, Irmã Dulce, Lago Norte e algumas partes do Taquari, que são bairros do Estado e Município em conjunto”, afirmou.

Os benefícios citados por Fernandes são referentes a obras de infraestrutura por meio do Programa de Requalificação Urbana – Palmas para o Futuro, que serão viabilizadas por meio de crédito entre a Prefeitura de Palmas e a Corporação Andina de Fomento (CAF), no valor de mais de R$ 230 milhões. O empréstimo foi autorizado pela Câmara e as verbas serão destinadas à pavimentação e sinalização de vias urbanas, drenagem urbana, iluminação, equipamentos públicos, habitação e ações socioambientais.

Presentes
Os vereadores Marilon Barbosa (PSB), Rogério Freitas (MDB), Felipe Fernandes (DC), Filipe Martins (PSC), Juscelino Rodrigues (PTC), Milton Néris (PP), Diogo Fernandes (PSD), Vandinho da Cerâmica (DC), Ivory de Lira (PPL) e Lúcio Campelo (PR) participaram da audiência com o governador, além dos suplentes Hélio da Civil (PV), Moisemar Marinho (Pode) e Claudemir Portugal (PRP).